NoiseAtWork & MapAtWork (Ferramenta Indispensável)

Mapeamento acústico e predição de ruído industrial

iNoise: Previsão de Ruído para Indústria e Turbinas Eólicas

Em 1 de maio de 2017 foi lançamos o iNoise, novo software da DGMR de cálculos, predição e simulação de ruído industrial e em plantas eólicas. Atendendo estas áreas específicas do conhecimento contemplando o mapeamento acústico industrial, com interfaces simples, eficientes e com diversos estudos de casos. Um diferencial com bancos de dados de fontes e exemplos práticos de casos reais. Versão em Inglês com aquisição direta no site da DGMR (clique aqui).

O iNoise é um software que roda em ambiente Windows que vem atender a área de mapeamento industrial com critérios de controle de qualidade normalizados com base no método de cálculo da ISO 9613. As capacidades e abrangências inclui banco de dados valiosos de diversas fontes industriais e ambientais com exemplos intuitivos de modelagens; com todos os passos, cálculo e critérios que você precisa para usar esta ferramenta como um grande diferencial na área de avaliação, prevenção e controle do ruído ocupacional e ambiental.

O mais incrível é a integração de ferramentas onde tanto a predição no iNOISE com diversas fontes cadastradas quando os mapeamentos podem ser combinados e repassados entre softwares. Isto é, pode ser integrado ao super fácil NoiseAtWork com a exportação dos resultados em tabelas, possibilitando a qualquer usuário sem conhecimento na área lidar com resultados de projetos acústicos ou previsões, com mapeamentos combinados.

Pode-se utilizando a modelagem acústica ocupacional do NoiseAtWork B e D como uma medida de controle coletiva, já que o mesmo realiza os mesmos cálculos normalizado de áudio dosímetros especiais. Uma diminuição de custos de avaliação com equipamentos de medição tanto na previsão da exposição a partir de simulações quanto nos cálculos por tarefa, posto de trabalho ou jornada (ISO 9612 Acoustics - Determination of occupational noise exposure - Engineering Method), a partir dos dados de mapeamento acústico do local. Atendendo normas Brasileiras como a NBR 15 anexo 1 e 2, da FUNDACENTRO NHO-01, como critérios internacionais.

O software contempla diversas fontes ruído de áreas industriais, off-shore e de turbinas eólicas. Com fontes também portuárias e de trafego urbano. Portanto, uma poderosa ferramenta para predição e previsão nos estudos de impacto ambiental de novos empreendimentos.

O iNoise está disponível em 3 configurações; Free, Pro e Enterprise. A aquisição é simples e direta no site da DGMR com cartão de crédito. Quer experimentar o iNoise? Basta fazer o download do iNoise grátis para uma situação demo e começar a trabalhar com a versão que permite o conhecimento completo da ferramenta.

Normas Internacionais de Ruído Ambiental e Softwares com garantia de qualidade:

A norma ISO 9613 de controle de qualidade e a ISO 1996 de métodos de medição e previsão de ruído são as normas reconhecidas para atender as questões relacionadas com o ruído industrial e ambiental, as mais utilizadas em todo o mundo.


As categorias de veículos estabelecidas pela ISO 9613-2 são: motocicletas, veículos leves, veículos pesados médios e veículos pesados, assim como há outros modelos de cálculos de equipamentos e fontes fixas industriais e de fazendas eólicas, nosso diferencial com o iNOISE. A norma alemã RLS90, que considera como veículos pesados àqueles com peso igual ou superior a 2,8 toneladas adota a seguinte classificação/categorias: motos, veículos leves (automóveis, caminhonetes, utilitários e vans) e veículos pesados (caminhões, micro-ônibus e ônibus). As incertezas não podem ser superiores a +/- 4,0 dB(A),
estabelecida pela WG - AEN (2006) para mapas de ruído em zonas urbanas.


Muitos países referem-se à ISO 9613 na sua legislação relativa ao ruído como também o iNOISE. No entanto, a norma ISO 9613 não contém diretrizes claras para a implementação de controle de qualidade assegurada específico para softwares de simulação de ruído, o que levou o iNOISE a ferramenta mais adequada evitando diferenças entre aplicações em resultados calculados. Seguindo as tecnologias de cálculo houveram mudanças em 2015 com o lançamento da ISO / TR 17534-3. Este padrão de qualidade forneceu recomendações claras para a interpretação do método ISO 9613, contudo, já integrado no iNOISE que possui um número considerado de modelos atendendo a maioria das situações.


O iNoise suporta totalmente estas recomendações da ISO / TR 17534-3 com modelos e resultados para os 19 estudos de casos reais que estão incluídos no software. Incrível!!!


O iNoise suporta a interface de garantia de qualidade (formato QSI) para troca de dados e modelos com outro software de previsão de ruído. Portanto, abre os arquivos da maioria dos software de simulação de ruído industrial importando o banco de dados e refazendo os cálculos de forma maia adequada e simples. Aquisição direto no site da DGMR a partir de licenças anuais. Aproveite o preço de lançamento e faça a compra agora, pois os valores são imbatíveis e o software pode ser usado como uma ferramenta de estudo na área de acústica (clique aqui).

 
 

Mapa acústico: Um mapa de ruído pode ser realizado utilizando modelos de cálculos ou recorrendo as medições acústicas de engenharia. A cada opção estão associadas vantagens e desvantagens, onde atualmente opta-se pelo híbrido. Porém, os recursos das técnicas de modelação possibilitam análises precisas quando calibradas em campo, que de outro modo sem as modelagens não seriam possíveis as previsões, como por exemplo o estudo de diferentes alternativas ligadas a um projeto, a mudança de traçado do trânsito ou as implicações acústicas associadas a determinadas medidas que se pretendam adotar para um empreendimento. Neste mesmo contexto, deve-se contemplar as soluções de monitoramento contínuo como as redes de vigilância acústica ambiental (veja aqui).


Importância dos mapas acústicos, veja artigo Poluição Sonora na Cidade de Fortaleza.